22/03/2011

Cientista americano vem ao Brasil conhecer o trabalho da ISCA

 

 

Nesta semana o Dr. Larry Gut, especialista em MIP - Manejo Integrado de Pragas - da Universidade de Michigan (EUA), veio conhecer de perto os resultados obtidos pela pomicultura brasileira no uso do feromônio, especialmente o uso do SPLAT, um produto lançado pela ISCA Tecnologias que usa a atração de compostos semioquímicos para fazer o controle das pragas da maçã. Larry Gut é um respeitado pesquisador especialista no uso de feromônio e que desenvolve tecnologias inovadoras para o controle de pragas.  Junto com o Centro de Pesquisa da Universidade de Michigan foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia de aplicação do SPLAT em maçã e pêssego nos EUA e seu interesse na visita foi de conhecer pesquisadores brasileiros e a realidade da  pomicultura brasileira para futuros projetos de colaboração.

 

No mesmo dia Larry foi recebido pelo Dr. Marcos Botton na estação experimental da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves (RS), onde, junto com Dr. Agenor Mafra-Neto, Presidente da ISCA, Leandro Mafra, Diretor-Executivo, e pelo Agr. Rafael Borges, Gerente de P&D,  visitou os laboratórios de entomologia da EMBRAPA UVA E VINHO  e conheceu as linhas de pesquisa do Centro.

 

No dia seguinte os pesquisadores percorreram os pomares de pêssego existentes em Pinto Bandeira, onde trocaram impressões com pequenos produtores que já usam o SPLAT. Na ocasião, o Larry Gut mostrou-se impressionado com o depoimento do agricultor Cláudio Contini, que há 4 anos utiliza o composto em sua propriedade e está satisfeito com os resultados obtidos. "Os efeitos de cada aplicação de SPLAT para grafolita duram mais de 100 dias", descreveu Contini.

Na quinta-feira, Dr. Larry Gut percorreu as instalações da Schio, o maior produtor de maçã do país com 2700 ha, e pode observar in loco um pomar comercial, com toda sua complexibilidade e desafios. Os agrônomos responsáveis André e Andrei relataram o manejo utilizado e os resultados satisfatórios obtidos.

 

Encerrando sua passagem pelo Brasil, na sexta-feira o Dr. Gut foi a Fraiburgo para ver os pomares da região e dialogar sobre PIM (Produção Integrada de Frutas) com o Sr. Luís Borges, ex-Presidente da ABPM (Associação brasileira de Produtores de Maçã) e atualmente sócio benemérito da entidade.