09/06/2010

Isca recebe prêmio Finep Região Sul

 

O Prêmio FINEP de Inovação - maior premiação à inovação tecnológica do país elegeu as empresas inovadoras da região sul neste dia 23 de novembro, na cidade de Florianópolis (SC). Entre mais de 571 concorrentes em todo o Brasil, 106 apenas no Sul, a ISCA Tecnologias Ltda. foi premiada como a segunda empresa na categoria inovação entre as pequenas empresas.

A ISCA Tecnologias desenvolve e disponibiliza soluções para monitoramento e controle de pragas urbanas e agrícolas a partir do uso de alta tecnologia com foco na eficiência e no equilíbrio ambiental. Dentre os fatores que caracterizam a ISCA como uma empresa de inovação, pode-se destacar o desenvolvimento de uma formulação patenteada denominada SPLAT, um produto baseado em óleos e cera em uma formulação fluída que permite a mecanização da aplicação e ainda protege e libera voláteis como feromônios e inseticidas.

A empresa atualmente possui três produtos em desenvolvimento com potencial para grande alcance mercadológico no controle de pragas de grandes culturas, com base na tecnologia SPLAT - única no mercado mundial, conectando a eficiência de semioquímicos a preços competitivos frente ao restante da indústria, com a principal vantagem de não oferecer danos para o meio ambiente.

A ISCA Tecnologias ainda tem 16 produtos da tecnologia SPLAT que atenderão a mais de 30 culturas agrícolas diferentes em processo de desenvolvimento e registro junto ao Ministério da Agricultura (MAPA). Alguns são de impacto regional, como os para a cultura do tomate e da cana, e outros são de alcance mundial, como o SPLAT para controle da mosca da fruta que é uma praga presente em vários lugares do planeta.

Por serem produtos únicos no mercado baseados na utilização de semioquímicos - que atraem ou repelem os vetores das pragas alvo, juntamente com inseticidas - que por serem aplicados de forma localizada e em baixa quantidade não danificam a produção, a ISCA Tecnologias representa um grande avanço tecnológico em escala global, uma nova opção para o sistema produtivo agrícola.

 

Fonte:

http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=2049