23/10/2013

A ISCA Tecnologias lançou o ISCAlure armigera

 

A ISCA Tecnologias lançou o ISCAlure armigera, feromônio específico para o monitoramento e identificação da presença de Helicoverpa armigera. O produto é um pequeno dispositivo de borracha que libera um cheiro irresistivel para as mariposas desta espécie atraindo-as para uma armadilha com um refil de cola. Basta inspecionar regularmente a armadilha para saber se há ou não Helicoverpa na plantação.

 

As armadilhas de monitoramento possibilitam a amostragem da população do inseto, não sendo recomendadas para controle, pois a quantidade de mariposas presas na armadilha não é suficiente para suprimir possíveis danos. Através da amostragem com ISCAlure Armigera é possível planejar de forma segura estratégias de controle antes mesmo do estabelecimento da população na lavoura.

 

O uso desta armadilha também é muito útil para verificar se o manejo de pragas está sendo efetivo, basta que se inspecione regularmente a armadilha, contando o número de mariposas capturadas, se o número de mariposas diminui é sinal que o controle está surtindo efeito esperado, se o número de mariposas capturadas na armadilha aumenta, é sinal que o método de controle usado não está surtindo efeito sobre os adultos de H. armigera no campo.