05/01/2011

Documentário Guerreiros Sem Armas é exibido no SESC em Ijuí

 

Instituto Elos e In It Arte Visual promoveram no dia 27 de novembro o lançamento do documentário Guerreiros Sem Armas em Ijuí (RS), uma iniciativa da ISCA Tecnologias, que também é patrocinadora da obra. Dirigido por Fausto Nocetti, o filme de 50 minutos retrata a edição do programa realizada em 2009 em duas comunidades de Santos (Alemôa e Vila dos Criadores) e uma do Guarujá (Prainha).

 

As personagens são jovens de todo o mundo que toparam o desafio de, durante 30 dias, despertar mudanças em uma comunidade através da tecnologia social Oasis, criada e desenvolvida pelo Instituto Elos. E, nessa busca, é o próprio grupo quem vê sua vida transformada para sempre em curto espaço de tempo.

 

Apoiado pela AIPAN,  AAAI, Fundação Cultural de Ijuí, Rádio Unijuí FM,Jornal da Manhã, Qualicopy, Gráfica Colméia e Prefeitura de Ijuí,o lançamento ocorreu em meio à preparação da edição 2011 do programa, prevista para janeiro. As imagens do documentário foram captadas durante a edição de 2009, patrocinada pela ISCA Tecnologias, Artemísia, Instituto Azzi e Ânima Educação.

 

Trailer Documentário Elos from Fausto Nocetti on Vimeo.

 

 

A presença positiva desses guerreiros do mundo todo venceu a desconfiança inicial dos moradores e conseguiu despertar nessas populações a autoestima e a fé na capacidade de promover mudanças à sua volta a partir de recursos disponíveis nas próprias comunidades. A descoberta de que é possível foi o grande motor das mudanças. As vilas deixaram de ser agrupamentos de tetos que abrigam vidas isoladas para ganhar, de novo, o sentido do coletivo, da vida comunitária plena e efetiva.

 

Para o grupo de jovens, mudar o mundo a partir do seu entorno foi o compromisso que ficou para o futuro imediato no retorno às suas bases. São guerreiros, semeadores agora da crença de que mudar o mundo depende de mudança de atitude. O resultado já se espalhou por novas comunidades por meio de “Oasis”. Uma lição de vida e esperança.