14/08/2012

Moscas domésticas são mais atraídas pela cor azul

 

 

Moscas domésticas são mais atraídas pela cor azul, ao contrário do que se pensava, a cor amarela não é atrativa. Estudos recentes realizados sob orientação do pesquisador Philip Koehler, da Universidade da Califórnia, sobre o comportamento e respostas fisiológicas de moscas domésticas à diferentes cores.

 

As cores branca e azul apresentaram melhores respostas das moscas, seguidas de amarelo, vermelho, verde e preto em teste de eletrorretinografia. A eletrorretinografia registrou os estímulos dos olhos compostos e do ocelo do inseto submetidos à diferentes cores.

Em testes comportamentais, no qual a mosca poderia escolher uma cor ou a cor preta, a ordem de preferência observada nas moscas foi: branca, azul, vermelha, verde e amarela. Posteriormente, foram realizados testes comparando-se as cores mais atrativas no eletrorretinografia. Assim, comparou-se branco x amarelo; azul x amarelo e azul x branco. Na primeira comparação, o branco foi mais atrativo, mas nas outras as moscas preferiram o azul.

Outro teste foi realizado, adicionando-se listras coloridas ao painel azul, assim, houve potencialização de atratividade do painel azul com listras pretas, segundo os pesquisadores: “As moscas percebem a cor azul como um local de descanso e as listras pretas como rachaduras e fendas, utilizadas como abrigo”. O painel com listras amarelas foi considerado repelente, pois apresentou menor atratividade do que o próprio painel azul sem listras.

Desse modo, durante muitos anos as armadilhas para moscas foram fabricadas na cor amarela, provavelmente eficientes devido a outros tipos de atrativos, e esse novo conceito poderá aumentar a capacidade de captura dessas armadilhas.

 

veja mais 

 

 

Referência:

Diclaro JW 2nd, Cohnstaedt LW, Pereira RM, Allan SA, Koehler PG. Behavioral and physiological response of Musca domestica to colored visual targets. Journal of Medical Entomology, 49(1):94-100p., Jan. 2012