10/10/2013

Técnicas de pulverização e NOCTOVI no combate da Helicoverpa

 

Com as dificuldades técnicas de atingir a Helicoverpa com as pulverizações de inseticida novas técnicas alternativas passam a serem consideradas, como o atrai-e-mata com a isca atrativa do NOCTOVI da ISCA Tecnologias.

 

Produtores de algodão e soja foram surpreendidos nesta última safra com ataques severos de uma nova praga, a Helicoverpa armigera. Os inseticidas e técnicas disponíveis mostraram baixa eficiência de controle do inseto, causando diminuição da produção e elevação dos custos. Na busca de soluções os agricultores passaram a contar com produtos biológicos e alternativos às tradicionais pulverizações em cobertura total com inseticidas. Esta demanda de produtos biológicos e tecnologias novas de controle tem impulsionado empresas que até então não encontravam ambiente de ação nas grandes culturas no Brasil. Uma das novas tecnologias a ser destacada é o atrativo para Helicoverpa, um produto que inova de forma conceitual a forma de controlar esse genero de inseto.

 

Nos cultivos extensivos de soja e algodão é muito comum o uso dos pulverizadores  autopropelidos, máquinas de alto desempenho que alcançam até 30 Km/h e barras de pulverização de até 48 metros de extensão. Estes pulverizadores buscam distribuir a calda de inseticida de forma eficiente, cobrindo todas as estruturas das plantas com o princípio ativo. Apesar dos avanços constantes na tecnologia de aplicação, há uma dificuldade grande de cobertura  das estruturas  inferiores, especialmente nos estádios reprodutivos das culturas em que a massa de folhas servem de anteparo a penetração da calda. Esta condição não vinha impactando o controle de lagartas até que a Helicoverpa surgisse como praga nos cultivos. Diferentemente de muitos insetos praga, este inseto tem como nicho principal o terço inferior das plantas, local em que mantem-se protegido das pulverizações.

 

Por esse motivo, o desenvolvimento de uma tecnologia de controle que atraia os insetos e os retire dos pontos protegidos dentro das plantas, é um importante alternativa de manejo para os produtores.

 

Com o uso da técnica de atrai-e-mata, técnica consagrada em cultivos de fruteiras temperadas, mas ainda inédita nas grandes culturas, o combate da Helicoverpa fica mais fácil e eficiente. "Logo após a aplicação" relata Bio. Agenor Mafra-Neto "as mariposas passam a se agitar fortemente e é possível ver elas voando em grande quantidade no cultivo, e em menos de 12 horas muitas mariposas estão mortas no solo". Agenor Mafra-Neto é presidente da ISCA Tecnologias, Ijui/RS, empresa que comercializa o NOCTOVI, o atrativo para Helicoverpa.

 

NOCTOVI

NOCTOVI é um atrativo alimentar para a Helicoverpa que quando misturado com inseticida* se revela um excelente atrai-e-mata. Após algumas poucas horas depois da aplicação é possível verificar grande número de mariposas mortas perto das faixas de aplicação do NOCTOVI.

NOCTOVI é composto por oleoresinas e açúcares. Os oleoresinas liberam voláteis que atraem as mariposas a grandes distâncias e os açúcares estimulam as mariposas  se alimentarem do NOCTOVI, ingerindo também o inseticida letal.

* vendido separadamente

 

ISCA TECNOLOGIAS

A ISCA Tecnologias desenvolve biopesticidas para o controle de pragas de uma forma natural e que não agride o meio ambiente. Esses produtos atraem ou repelem os insetos conforme as necessidades estratégicas do manejo de pragas e são desenvolvidos a partir da tecnologia de semioquímicos, que interferem na comunicação entre insetos e entre insetos e plantas. Essas substâncias não são tóxicas e não representam riscos ao ambiente ou a saúde humana.

 

SEMIOQUÍMICOS

Os semioquímicos são a forma mais segura de controlar pragas e patógenos que a ciência conhece. Por isso, a ISCA escolheu o desafio de levar os benefícios dos semioquímicos para onde houver necessidade de controle de pragas. Esta missão motiva seus funcionários e parceiros, pois quanto mais sucesso a empresa alcançar, maiores serão os impactos positivos para a sociedade e para o planeta.

 

LEANDRO MAFRA

DIRETOR E GERENTE DE MARKETING

13 9 8116 0146

leandro@isca.com.br