11/07/2012

NEWS - Surtos de Moscas causam prejuizos

 

Grandes infestações de moscas-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) tem sido fator de preocupação para os produtores de gado.  Segundo o professor Fabiano Antonio Cadioli, da Faculdade de Medicina Veterinária, Câmpus de Araçatuba, a infestação dos currais, áreas de pastagem ou de confinamento do rebanho é um problema sanitário. "Há uma mudança no ambiente que favorece a reprodução do inseto", comenta.

Como as moscas colocam seus ovos em matéria orgânica os estoques de restos de material orgânico das Usinas de cana-de-açúcar e mesmo o uso deste material para fertilização das lavouras tem intensificado o problema.

As moscas podem ser combatidas usando armadilhas, recentemente a ISCA Tecnologias lançou a Armadilha Refeflexiva que tem capturas superiores da mosca-dos estábulos. "Armadilha Reflexiva que apresenta capturas de mosca doméstica, mosca do chifre, mas principalmente a mosca-dos estábulos" comenta o Bio. Rodrigo O. Silva, coordenador de laboratórios da ISCA "a armadilha tem um grande painel que reflete os raios solares, este é coberto por uma película transparente com uma grande superfície de contato coberto com uma cola entomológica". Além da Armadilha Reflexiva outras armadilhas podem auxiliar no controle: Armadilha Zumba Bola e Atrativo Zumba Fly formam o  Kit Mosca, além disso há uma variedade de armadilhas com cola como a Lona Amarela e o Painel Amarelo.





veja mais:
noticiário nacional
embrapa
agrosoft