Histórico

 

A ISCA Tecnologias foi fundada de forma pioneira no ano de 1997 pelo adv. Ben-Hur Lenz César Mafra e sua esposa Ingeborg Jost Mafra. Eles aceitavam ali o desafio posto por seu filho Agenor Mafra-Neto de criar a primeira empresa na América Latina de semioquímicos. No princípio, a empresa objetivava trazer e aplicar no Brasil o avanços tecnológicos que Agenor, Biólogo formado pela Unicamp/SP, desenvolvia em seus estudos de doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos.

A pomicultura brasileira foi o primeiro mercado. Organizada em associações enfrentava grandes desafios: necessitava controlar suas principais pragas, diminuir o uso de inseticidas e o resíduo nas frutas para continuar exportando e impedir a ameaça e o avanço de pragas quarentenárias em áreas urbanas. A ISCA passou a oferecer feromônio com constâncias e preços justos, o que foi muito importante para viabilizar a implantação de programas de Manejo Integrado de Pragas. De forma pioneira desenvolveu soluções atrai e mata para o controle de pragas na cidade e passou a sintetizar e disponibilizar feromônio para pragas locais.

Hoje a ISCA Tecnologias é, junto com sua parceira americana, uma das mais inovadoras e principais empresas de semioquímicos. Tem reputação por trazer ao mercado produtos inovadores, por sua capacidade de análise e síntese e seu quadro de funcionários especializados. Hoje seus produtos são vendidos na América, Europa, Norte da África e Ásia.

 

Agenor Mafra-Neto é um incansável defensor e promotor do uso de produtos semioquímicos para o manejo de insetos praga, com inúmeros trabalhos em publicações cientificas internacionais (como o conceituado jornal científico britânico “Nature”) e nacionais, vários capítulos de livros, e um grande número de colunas populares em publicações de divulgação científica.

Todo o seu conhecimento é aplicado no desenvolvimento dos produtos ISCA Tecnologias, comercializados no Brasil e internacionalmente, os quais oferecem soluções eficazes e altamente sustentáveis para o manejo integrado de pragas em diversas culturas.